sexta-feira, julho 06, 2007

Padrões Visuais e as Formas no Mundo Natural

Padrões Visuais e as Formas no Mundo Natural

Um estudo do ritmo e da forma na natureza, na arte e na arquitetura


 

Por: Juliano de Paiva Riciardi


 

1. Natureza e Padrões


 

No mundo natural não existe uma seqüência de eventos que não siga um padrão determinado. Todas as coisas giram em torno de padrões.


 

A maioria destes padrões não são identificados por nossas limitações.


 

Existem padrões a nível macro e micro (o padrão universal do espiral galáctico, e o caramujo).


 

Com um pouco de atenção, a observação de nossos sistemas naturais revelará padrões e planos complexos. Você não encontrará linhas retas ou quadros perfeitos. Use os padrões da natureza como inspiração em seus trabalhos de desenho. Quando se fazem planos para uma propriedade, estamos impondo padrões sobre a paisagem. Trate de assegurar-se que os padrões que você seleciona sejam tão belos e funcionais como os que a natureza usa. Muitas idéias da Permacultura tem sido inspiradas em tais observações.


O que têm em comum a pelagem dos tigres e os supercondutores de altas temperaturas ? O que é um solitão ? Porque é que alguns cristais de gelo são fractais aleatórios ? O Universo já coube num grão de areia ? A dinâmica do sistema solar é regular ou caótica ? Porque é um mistério a forma das proteínas ? E de que "tamanho" é o mundo ?


 

A teoria dos "sistemas auto-organizadores" de Ilya Prigogine, prêmio Nobel em química de 1977, é outra grande contribuição para o entendimento dos padrões naturais. Ilya sustenta que os padrões de organização característicos dos sistemas vivos podem ser resumidos em termos de um único princípio dinâmico: o princípio da auto-organização. Um organismo vivo, mesmo interagindo e sofrendo influências do meio ambiente, organiza-se de acordo com determinações internas, e não externas. A organização não vem de fora, mas de dentro. É auto-organização.


 

Tudo isso reforça a necessidade, para o estudo de sistemas complexos, de uma nova linguagem retratadora ao invés de descritiva. A linguagem dos padrões é genuinamente visual. Os fatos são observados pela visão e descritos por imagens, deixando àqueles que recebem a informação, a possibilidade de observar com seus próprios olhos. Uma abordagem direta certamente dará à informação uma nova qualidade, pois o verdadeiro conhecimento é a união de informação e experiência dentro de determinado contexto. Sozinha, a informação é vazia e estéril. Porém, se a experimentamos no contexto correto, acontece o conhecimento.


 

As formas da natureza são mais práticas, funcionais e eficientes em termos de espaço, materiais, energia e tempo. Os padrões naturais nos ensinam como conseguir mais com menos.


 

Para que entender Padrões ?


 

1. UM ENTENDIMENTO MAIS GERAL DOS PADRÕES, ambos como tentativas para formar modelos de padrões mais gerais, e como exemplos de fenômenos naturais que demonstrem tal modelo.


 

2. Uma DISCIPLINA DE CONEXAO que igualmente aplica a geografia, geologia, música, arte, astronomia, físicas de partícula, fisiologia, administração, economia, e tecnologia. Esta disciplina de conexão aplicada a um design consciente e para o fluxo de informação e processos de transferência que estão por baixo de todas nossas disciplinas. Tal como um conceito que une, tem grande relevância a educação, a todo nível de primário a disciplinas de pós-graduação.


 

3. GUIA PARA APLICAÇÃO DE PADROES: alguns exemplos de como aplicar padrões alcança nossos fins desejados em vida cotidiana onde rota de aprendizado, pensamento linear, ou geometria euclidiana falharam em nos ajudar a formular assentamentos sustentáveis. lsto está na aplicação de padrões harmônicos que nós demonstramos nossa compreensão do significado de natureza e vida.


 

Nenhum comentário: